Hoje sinto-me... Laranja Ofuscante!

Fico feliz quando ajudo alguém. Penso que todos ficamos, e é por isso que as iniciativas de solidariedade são tão respeitadas pelo mundo fora.
Ajudar ajuda-nos! Sentimo-nos humanos, melhores pessoas, mais próximos de Deus.
Por vezes a nossa ajuda pode ser tão subtil que quase não se note... Mas os efeitos podem mesmo notar-se e produzir resultados a médio ou a longo prazo. E isso tem repercussões no nosso mundo interior.

De vez em quando viajo em trabalho. É algo bastante comum, que sempre fiz. Quando viajo acompanhada, naturalmente alheio-me um pouco mais do que se passa à minha volta porque me concentro mais a falar com quem me acompanha. Mas, quando viajo só, tendo a olhar para quem se aproxima, passa por mim e se senta ao meu lado. Invariavelmente acabo por meter conversa e conhecer pessoas diferentes, de ocasião, com histórias de vida que me prendem e me cativam.

Foi assim que conheci a Lia. Eu vinha de Gaia, ela entrou no Porto, Ela sentou-se ao meu lado, quando na realidade deveria ter-se sentado no meu lugar: sim, eu estava naquele lugar por engano, tinha trocado o bilhete e achei que aquele seria o meu lugar, mas nem sequer na carruagem tinha acertado... Mas aquele era o lugar que me estava obviamente destinado, claro, apesar de eu ainda não o saber.

Começámos a conversar e eu descobri de imediato uma pessoa encantadora, cheia de potencial, de boas ideias, com uma energia e uma dinâmica surpreendentes para uma pessoa tão jovem.
Lembro-me de ter pensado: "eu quero recrutar esta jovem", mas não tinha nenhuma necessidade imediata onde ela pudesse encaixar!

Quanto mais ela me relatava o que já tinha feito, mais eu queria contratá-la. Foi uma coisa muito estranha, daquelas em que parece que nos sentimos empurrados para que algo aconteça, não sei como descrever, mas foi exatamente isso que senti. De repente tive uma ideia: direcionar o perfil dela para a empresa de uma amiga, onde o enquadramento seria perfeito - a meu ver, claro está.

Fomos conversando, eu continuei a fazer-lhe perguntas exploratórias, não sei até que ponto ela terá percebido, mas eu fiz-lhe uma verdadeira entrevista de recrutamento.
Dei-lhe o meu contacto e pedi-lhe que me enviasse o CV o mais depressa possível. o que ela fez dois dias depois, meio a medo, identificando-se envergonhadamente, muito possivelmente com receio de que eu não me lembrasse dela. E como poderia esquecê-la?

Confirmei a receção do CV e rapidamente encaminhei-o para a minha amiga, informando-a de que tinha achado grande potencial naquele perfil. A minha amiga deu-me conta do encaminhamento do CV para a área mais indicada, eu agradeci e informei a Lia, pedindo-lhe que me informasse no caso de ser contactada pela empresa (gosto de ter feedback dos meus feelings!).

Hoje tive o prazer de saber que a Lia foi contratada e está felicíssima. O que me deixou felicíssima por ela! No espaço de pouco mais de um mês, a Lia foi contactada, entrevistada e selecionada.
Todos os meus pressentimentos, a sensação urgente de ter de fazer algo naquele momento, com aquela informação, com aquela pessoa, fizeram hoje todo o sentido do mundo. Não há acasos nem coincidências.

Esta história serve para enquadrar um conjunto de dicas importantes que gostaria de partilhar convosco, sobretudo considerando a situação de crise laboral que hoje vivemos:

  1. Qualquer oportunidade é boa para fazer networking: aproveite-as todas;
  2. Por vezes os desconhecidos podem fazer mais por si do que os seus melhores amigos: amplie os seus horizontes, derrube barreiras, ultrapasse desconfortos;
  3. Sempre que se proporcionar, descreva as suas conquistas e aspirações, as dificuldades sentidas e como as ultrapassou ou está a pensar ultrapassar: o desconhecido ao seu lado pode ser um recrutador em potencial;
  4. Seja natural e sincero: as situações fabricadas são rapidamente percebidas e jogam contra si;
  5. Não deixe de prosseguir com a sua vida normal: a inércia é a melhor receita para o fracasso;
  6. Cultive-se, estude, aprenda, faça formação: a aprendizagem contínua é um investimento com enorme retorno para si e é muito valorizada por quem contrata;
  7. Sonhe, acredite e confie: às vezes o Universo conspira mesmo a seu favor.
"Nada acontece por acaso. Não existe a sorte. Há um significado por detrás de cada pequeno ato. Talvez não possa ser visto com clareza imediatamente, mas sê-lo-á sem que se passe muito tempo... " - Richard Bach

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hoje sinto-me... Azul!

Hoje sinto-me... Amarela!

Hoje sinto-me Vermelha!